¹Programa de capacitação para pessoas com deficiência se qualificarem para atuarem na Economia Criativa do Distrito Federal

Focamos na qualificação técnica de profissionais com deficiência e na promoção do respeito mútuo e contribuição para tornar organizações mais receptivas e inclusivas

Confira o programa completo e os detalhes das oficinas de audiodescrição, fotografia básica e monitoria para exposições de arte.

De acordo com dados de 2020 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 45 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência. No Distrito Federal, esse dado corresponde a 5,2% da população em um total de aproximadamente 154 mil pessoas. Indivíduos que, independente de suas limitações, possuem aptidões e devem ser inseridos no mercado de trabalho.

O projeto QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO é uma iniciativa da Lente Cultural, que tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, através da capacitação e profissionalização de PCDs para atuarem em diferentes áreas da cultura e economia criativa do DF.

Apesar da legislação do DF garantir direitos à pessoa com deficiência, em diversos aspectos, como no próprio edital do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, que estipula a contratação de PCD em suas equipes, ainda é preciso uma mudança de atitude por parte do mercado para minimizar a discriminação e o preconceito social através da empregabilidade e inclusão desses profissionais na cadeia produtiva, eliminando barreiras sociais entre as pessoas. “Queremos oferecer qualificação técnica para que pessoas com deficiência possam atuar no setor cultural. É uma oportunidade que vai além do treinamento, dando oportunidade e proporcionando sociabilidade, networking e a inclusão na prática”, afirma Carol Peres, gestora do projeto.

As atividades de qualificação serão realizadas em três cursos de curta duração (20 horas), com um total de 50 vagas, nas áreas de Fotografia, com conceitos básicos para registros de ações culturais e eventos que poderão ser usados na produção de relatórios e prestação de contas; Audiodescrição que ajudam na tradução de obras de arte e conteúdos visuais em palavras para pessoas com deficiência visual ou baixa visão; e Monitoria para exposição de arte, com técnicas de atendimento ao público e visita guiada pela exposição.

Além disso, o projeto vai oferecer uma palestra online para emissão do CEAC – Cadastro de Entes e Agentes Culturais -, que ficará disponível no youtube. Será realizada, ainda, uma palestra presencial sobre Acessibilidade Cultural e Inclusão, voltado para empregadores, com o objetivo de promover e compartilhar ideias de como tornar os projetos culturais ainda mais acessíveis e ampliar a inclusão de pessoas com deficiências nas equipes de trabalho.

A Lente Cultural conta com parceiros para mobilização do público, entre eles a Biblioteca Braille Dorina Nowil, APADA e APAE-DF, e irá disponibilizar intérprete Libras durante as atividades e texto alternativo para o melhor entendimento dos conteúdos e peças gráficas.

O projeto, que conta com o patrocínio do FAC DF, visa ainda promover uma conscientização de empregadores e colaboradores nas relações de trabalho promovendo uma quebra de barreiras e preconceitos para com esses indivíduos, proporcionando dessa forma, a construção de políticas cada vez mais inclusivas para PCDs.

Para mais informações sobre as oficinas e inscrições, os interessados devem entrar no site, botão ficha de inscrição, onde encontrarão o calendário dos cursos e requisitos para participar do projeto.

Assessoria de imprensa
Kátia Turra
Tátika Comunicação

Mais informações:
+55 61 9 9224-7294

Babi Barbosa durante visitação guiada para monitores no Museu Nacional da República.
Fotografia: Luis Gustavo Nova

Acompanhe a cobertura audiovisual

O ‘QualificAção e Inclusão’ não apenas educa, mas também conecta pessoas, criando um ambiente de aprendizado acessível e inclusivo para todos. Descubra mais sobre nossos cursos e veja como estamos transformando acessibilidade em ação.

Pessoas envolvidas

Conheça quem está por trás do “QualificAção e Inclusão”,
especialistas e educadores apaixonados pela cultura do DF.

Sergio Almeida

Lente Cultural

Carol Peres

Gestão administrativa

Cleber Lopes

Produção Executiva

Juliana Fernandes (PcD)

Monitora

Aguijane Menezes

Oficina de Áudiodescrição

Isabella Gurgel

Oficina de fotografia

Babi Barbosa

Oficina de Monitoria

Joaquim Barbosa (PcD)

Acessibilidade Atitudinal

Eraldo Peres

Coordenador de Comunicação

Kátia Turra

Assessoria de imprensa

Nuno Pires

Marketing digital

Cristiano

Multimídia

Luiz Gustavo Nova

Fotografia

João Campelo

Design Gráfico

Priscilla Maria

Secretariado

Katiucia Azevedo

Assistente Adminsitrativo

Faça parte da Comunidade
‘QualificAção e Inclusão’

Junte-se a nós para discutir e moldar sistemas culturais acessíveis no DF.
Sua voz é crucial na construção de um ambiente inclusivo.